RSS ARQUIDIOCESE
Você está aqui: Notícias Política Dom Dimas escreve carta sobre as eleições 2012

Dom Dimas escreve carta sobre as eleições 2012

O arcebispo de Campo Grande, dom Dimas Lara Barbosa escreveu sobre as eleições, se dirigindo à todos os sacerdotes e leigos, bem como à todo cidadão.

Confira abaixo, a carta, na íntegra:

Aos

Senhores Padres, Diáconos, Religiosos e Religiosas, membros de Institutos Seculares, Sociedades de Vida Apostólica e Comunidades de Vida e Aliança

Aos Coordenadores e Coordenadoras de Pastorais, Movimentos, Organismos e Espiritualidades

Em suas sedes.

Prezados irmãos e irmãs em Cristo Jesus,

Inúmeras pessoas comprometidas com nossa Igreja têm me solicitado orientações sobre o momento político atual, particularmente quanto ao apoio a ser dado a candidatos e candidatas com vistas às próximas eleições municipais. É o que procuro responder com esta mensagem.

Em primeiro lugar, convém dizer que a Arquidiocese de Campo Grade não indicará nomes de candidatos (as) para os cargos políticos, pois “a Igreja não pode nem deve tomar nas suas próprias mãos a batalha política…” (Bento XVI, Deus caritas est, 28). “A Igreja, enquanto instituição, não assume opções partidárias” (Orientações da CNBB, Doc. 82, p.27); isso é função dos fiéis leigos. Diz o Papa: “… o dever imediato de trabalhar por uma ordem justa na sociedade é próprio dos fiéis leigos. Estes, como cidadãos do Estado, são chamados a participar pessoalmente na vida pública. Não podem, pois, abdicar da múltipla e variada ação econômica, social, legislativa, administrativa e cultural, destinada a promover orgânica e institucionalmente o bem comum” (Deus caritas est, 29).

Por outro lado, não há como ignorar o fato de que em nossas comunidades, contamos com alguns fiéis, leigos e leigas, católicos e católicas comprovadamente engajados na caminhada de suas Paróquias, Pastorais, Movimentos, Espiritualidades e Organismos Arquidiocesanos, e que são militantes nos diversos Partidos Políticos e, como tais, candidatos (as) a cargos públicos eletivos.

Parece-me, portanto, natural que nossas comunidades apóiem aqueles e aquelas que, habitualmente, têm trabalhado pelo bem do povo e não apenas em benefício próprio, e que sempre apresentaram uma conduta ética, procurando viver com coerência, em todos os setores de sua vida, a fé que professam na Igreja. Mesmo assim, é importante conhecer as propostas do candidato ou candidata, bem como as de seu Partido, suas alianças políticas e sua história política. Isso se consegue de forma ainda mais eficaz promovendo debates com os candidatos e candidatas nas Comunidades, Paróquias ou Foranias. É muito útil pedir-lhes que apresentem suas propostas por escrito, e que sejam registradas em Cartório, para que, se eleitos, possam ser cobrados de forma mais eficaz. Desta forma, serão afastados os oportunistas, que só aparecem na Igreja por ocasião das eleições. Ou os que, mesmo se dizendo católicos ou católicas, não levam uma vida digna desse nome. Além disso, evite-se sempre o uso do púlpito e das celebrações litúrgicas para fazer campanha por quem quer que seja.

Aproveito para desejar-lhes muita alegria e paz no Senhor.

Fraternalmente,

Dom Dimas Lara Barbosa
Arcebispo Metropolitano de Campo Grande-MS

Pessoas que leram este artigo também leram:

Deixe seu comentário: